130 – São José

         O dormitório, a sala de estudos e a capela do Seminário em Congonhas localizavam-se no terceiro andar. 

 

          Antes de cada aula tínhamos meia hora de preparação na sala de estudos e depois descíamos para a sala de aula, passando por uma escada em que, em uma de suas paredes laterais, havia uma estampa de São José. Não sei o porquê, talvez a falta do pai, essa foto de uma pintura, famosa na Europa, impressionou-me desde quando deparei com ela pela primeira vez –, via-a muitas vezes ao dia, e cada vez a achava mais interessante e cheia de detalhes. 

         Um São José já meio velho, de barbas longas, carregando um Menino Jesus belo e meigo, de um ano e meio mais ou menos, bochechas rosadas, cabelos loiros e cacheados – num sorriso de satisfação, penso que por estar seguro no colo do pai. Do lado esquerdo, em suas mãos, um pé de lírio, com alguns.

 

Em Lafaiete, minha loja era em frente à Igreja São João – igreja de linhas simples, porém imponente e bem construída, com uma torre bem alta. Sempre desejei visitar a torre, e externava esse meu desejo para as pessoas que ajudavam na Igreja. 

         Dona Geni, a melhor colaboradora do Padre Cornélio, convidou-me a visitar a torre. O primeiro andar após o coro serve de depósito de quadros e restos de decoração da Igreja. Jogados no meio dessa bagulhada, duas estampas antigas, emolduradas simplesmente, encostadas num canto: um São José e um Sagrado Coração de Jesus. Interessei-me pelos quadros e Dona Geni pediu ao Padre Vigário que me desse o Sagrado Coração. Depois de algum tempo ela renovou o pedido e recebi o São José.

         O São José era igual ao encontrado na escada do Seminário, a estampa, bem maior, um pouco rasgada e a moldura quebrada. Restaurada, e com nova moldura, coloquei-a no meio de minha escada – descendo, ou subindo, passa um mundo de lembranças boas...

         Estampas alemãs, de 1932, e no rodapé impresso Sagrado Coração de Jesus em sete línguas.

 

                   Benedito Franco

 

Scrivi commento

Commenti: 0